Campanha começa nesta segunda (7) com 88 mil doses já distribuídas e meta de vacinar 90% do público-alvo; Dia D será em 17 de maio com ações também contra o HPV.
![]() |
Vacina contra Influenza, vacina gripe — Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi |
A campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira, 7 de abril, no Piauí, integrando uma mobilização nacional que abrange os estados das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nesta primeira fase, a imunização será destinada exclusivamente aos grupos considerados prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.
O estado recebeu, no fim de março, um lote inicial com 88 mil doses da vacina Influenza. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está prevista a chegada de mais 232 mil doses nos próximos dias. A distribuição será feita às Regionais de Saúde e, posteriormente, aos municípios piauienses.
A meta estabelecida pela campanha é imunizar, até o fim do período de vacinação, pelo menos 90% do público prioritário. Após o encerramento oficial da campanha, as doses remanescentes passarão a integrar o calendário de vacinação de rotina, voltadas especialmente para crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, gestantes e idosos.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alertou para a importância de atenção às datas e locais definidos pelas prefeituras. “Pedimos que a população fique atenta aos locais definidos por cada município e aos períodos de imunização dos grupos prioritários, para que todos tenham acesso e possam se proteger”, destacou.
Onde se vacinar
Em Teresina, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, além do posto fixo no Teresina Shopping, que funcionará das 13h às 18h.
Dia D da Vacinação
O ponto alto da campanha será no dia 17 de maio, quando acontecerá o "Dia D" de mobilização nacional. Na data, além da vacina contra a gripe, também serão oferecidos imunizantes contra o HPV.
Público-alvo da primeira fase
Fazem parte dos grupos prioritários:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Trabalhadores da saúde
-
Professores do ensino básico e superior
-
Povos indígenas
-
Pessoas em situação de rua
-
Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas
-
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
-
Pessoas com deficiência permanente
-
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo (urbano e rodoviário de longo curso) e trabalhadores portuários
-
Funcionários do sistema prisional
-
População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos)
Composição da vacina
A vacina utilizada este ano protege contra três cepas do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e tipo B. Ela pode ser administrada junto a outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, o imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e para pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.
A vacinação é uma das principais estratégias para reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da gripe, especialmente entre os mais vulneráveis.
Fonte: G1 PI