Primeiras unidades serão utilizadas por policiais de trânsito; Teresina e Parnaíba concentram expansão do sistema
![]() |
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com |
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí prevê iniciar em maio o uso de câmeras corporais por policiais militares, com a meta de implantar 700 equipamentos até o fim do primeiro semestre de 2025. Segundo o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento de Operações da PM-PI, as primeiras 100 câmeras estão sendo destinadas aos agentes de trânsito, em um processo de instalação já em andamento.
O novo sistema, que terá imagens destinadas a investigações e à defesa dos próprios agentes, será ampliado com um lote de 600 câmeras adquiridas com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Piauí foi o primeiro estado a ter projeto aprovado e já iniciou o processo de licitação.
De acordo com o coronel Galvão, as cidades de Teresina e Parnaíba receberão os equipamentos inicialmente. Ele explica que a escolha dos agentes de trânsito como primeiro grupo beneficiado se deu pela ausência de sistemas de monitoramento nesse setor. “É uma área muito carente de observação e policiamento”, destacou.
As câmeras corporais são apontadas como ferramentas eficazes tanto para proteger os policiais em ações quanto para garantir mais transparência nas abordagens. O plano é expandir o uso para todas as modalidades de policiamento ainda neste semestre
Fonte: Cidade Verde