Pesquisa Quaest mostra petista à frente de outros candidatos da direita, enquanto empate técnico marca possível segundo turno com ex-presidente
![]() |
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil |
Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) aponta que, se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários no primeiro turno. No entanto, em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), o cenário seria de empate técnico dentro da margem de erro.
O levantamento testou diferentes nomes da direita, incluindo Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Pablo Marçal (PRTB). Mesmo com a queda na popularidade e avaliações recentes sobre seu governo, Lula segue na dianteira.
No cenário mais acirrado, Lula aparece com 44% contra 40% de Bolsonaro, uma diferença dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. Outros candidatos de direita também foram testados em um possível segundo turno contra o petista:
-
Contra Michelle Bolsonaro, Lula tem 44% e a ex-primeira-dama, 38%;
-
Contra Tarcísio de Freitas, o placar é de 43% para Lula e 37% para o governador paulista;
-
Contra Ratinho Jr., Lula lidera com 42% contra 35% do governador paranaense;
-
Contra Pablo Marçal, o presidente venceria por 44% a 35%;
-
Contra Eduardo Bolsonaro, Lula teria 45% contra 34%;
-
Contra Romeu Zema, Lula venceria por 43% a 31%;
-
Contra Ronaldo Caiado, o petista teria 44% contra 30% do governador de Goiás.
Direita dividida sem Bolsonaro
A pesquisa também avaliou quais seriam os principais nomes da direita caso Bolsonaro não concorresse em 2026. O cenário indica uma fragmentação, com três candidatos aparecendo tecnicamente empatados dentro da margem de erro:
-
Tarcísio de Freitas – 15%
-
Michelle Bolsonaro – 14%
-
Pablo Marçal – 11%
Outros nomes citados incluem Ratinho Jr. (9%), Eduardo Bolsonaro (4%), Romeu Zema (4%), Ronaldo Caiado (4%) e Eduardo Leite (3%). Além disso, 19% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum desses candidatos, enquanto 16% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também revelou a percepção do eleitorado sobre os principais líderes políticos do país: 44% dos brasileiros afirmaram ter medo do retorno de Bolsonaro ao poder, enquanto 41% disseram temer a permanência de Lula. Outros 6% declararam temer ambos e 4% afirmaram não ter medo de nenhum dos dois.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Fonte: Pesquisa Genial/Quaest