Pontífice voltará ao Vaticano no domingo, mas seguirá sob cuidados médicos e evitará grandes encontros
![]() |
Médicos anunciam que o papa Francisco vai ter alta neste domingo (23) — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters |
O papa Francisco deixará o hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (23), após 38 dias internado para tratar uma pneumonia dupla. Apesar da alta, o pontífice, de 88 anos, precisará de pelo menos dois meses de repouso e seguirá sob acompanhamento médico.
De acordo com os especialistas responsáveis por seu tratamento, Francisco está curado da infecção pulmonar, mas ainda tem resquícios de vírus nos pulmões. Ele precisará manter um ritmo de vida mais tranquilo e evitar esforços físicos e contato com grandes grupos para reduzir o risco de novas infecções.
O pontífice também passará por sessões de fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz, afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. A equipe médica não deu um prazo para a recuperação completa, mas afirmou que ele poderá retomar gradualmente suas atividades.
O médico Sergio Alfieri, diretor do hospital e responsável pelo tratamento do papa, afirmou que Francisco recebeu a notícia da alta com entusiasmo. "Ele estava muito contente e vinha perguntando há dias quando poderia voltar para casa", disse.
Antes de deixar o hospital, Francisco pretende fazer uma breve saudação aos fiéis que aguardam sua recuperação. Essa será sua primeira aparição pública desde o início da internação.
Fonte: G1