Programa busca fortalecer políticas públicas e melhorar serviços em diversas áreas
O governador Rafael Fonteles demonstrou otimismo com a adesão das prefeituras ao Pactos pelo Piauí, um programa que reúne mais de 200 municípios do estado com o objetivo de ampliar o acesso a políticas públicas e fortalecer a gestão municipal. Durante um evento de apresentação do programa, Fonteles destacou a importância da iniciativa e projetou avanços concretos já para o segundo semestre deste ano.
“Esse evento é estratégico para as prefeituras porque aproxima as gestões municipais dos diversos programas, obras e serviços que estão em andamento no Governo do Estado e também no Governo Federal. Creio que a maioria das prefeituras vai enxergar oportunidades e ampliar os serviços para suas populações. Não tenho dúvidas de que até o meio do ano teremos adesões consolidadas e começaremos a colher frutos concretos, já que todos os dados serão monitorados na plataforma”, afirmou o governador.
Fortalecimento das políticas públicas nos municípios
O Pactos pelo Piauí é um modelo de colaboração entre os governos estadual e federal para otimizar ações nas áreas de saúde, educação, segurança, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil. A iniciativa oferece apoio técnico, capacitação e o compartilhamento de ferramentas tecnológicas para monitoramento e avaliação dos resultados.
A fase atual do programa envolve a mobilização das prefeituras para adesão às sete áreas de atuação. Após essa etapa, ocorrerão reuniões para definir prazos e metas, além de treinamentos para o uso das ferramentas de acompanhamento dos indicadores de desempenho.
Evento destaca a importância da cooperação entre os governos
Nesta terça-feira (25), representantes municipais participaram de uma série de apresentações detalhando as ações de cada eixo do programa. A secretária adjunta de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, Kathyana Buonanfina, esteve presente no evento, representando a ministra Ester Dweck.
Durante o encontro, diversos órgãos do governo estadual expuseram seus projetos e serviços, reforçando o compromisso com a descentralização das ações e a melhoria da qualidade de vida da população piauiense.
Com a adesão progressiva dos municípios e a implementação dos pactos, a expectativa é de que o Pactos pelo Piauí se torne um modelo de gestão integrada, impulsionando políticas públicas mais eficazes e garantindo benefícios diretos para os cidadãos.
Fonte: Ascom Piauí