Ministro brasileiro é eleito presidente do Conselho dos Campeões da Aliança Global e destaca protagonismo do Brasil na causa
![]() |
Foto: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) |
O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, foi eleito nesta terça-feira (11/2) presidente do Conselho dos Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A escolha aconteceu durante a primeira reunião do grupo, em Roma, na Itália, e contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva.
“Assumo uma grande responsabilidade. Sei que essa confiança reflete a liderança do Brasil e do presidente Lula, que colocou a superação da fome e da pobreza no centro da agenda global”, afirmou Dias.
O Conselho dos Campeões é responsável por atrair países e organismos internacionais para a Aliança Global. A participação dos membros pode ser tanto financeira quanto técnica, auxiliando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate à fome. Modelos brasileiros como o Cadastro Único e o Bolsa Família servirão de referência para outras nações.
Janja destacou que a erradicação da fome é uma prioridade do governo Lula. “Essa luta pelo povo mais pobre do Brasil e do mundo é uma grande bandeira do presidente. Devemos unir esforços para avançar nessa causa global”, declarou.
Entre as propostas de Wellington Dias para 2025, estão a realização da primeira Cúpula da Aliança contra a Fome e a Pobreza no Catar, em novembro, paralela à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, além da criação de um programa de Embaixadores da Boa Vontade para mobilizar apoio internacional. O Conselho segue reunido para debater os próximos passos da iniciativa.
Fonte: Correio Braziliense