Foto: SSP |
Na manhã desta quinta-feira (28/11), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, deflagrou a operação "Cribelo". A ação, realizada nas cidades de Teresina e José de Freitas, tem como foco o combate à corrupção envolvendo servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e funcionários de autoescolas.
Mandados cumpridos e medidas aplicadas
Durante a operação, foram cumpridos:
- 25 mandados de busca e apreensão;
- 17 mandados de prisão;
- Suspensão das atividades de dois estabelecimentos comerciais;
- Afastamento de seis servidores públicos de suas funções;
- Sequestro de bens móveis.
Foto: SSP |
Esquema de corrupção revelado
As investigações apontaram a existência de um esquema de pagamento para aprovação em exames de habilitação. Em um dos casos, uma instrutora de autoescola orientava um aluno a pagar uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame prático, prometendo repassar parte do valor aos examinadores do Detran-PI.
Um áudio obtido pela polícia revela a instrutora detalhando o esquema ao candidato, enquanto imagens de vídeo mostram uma examinadora do Detran recebendo discretamente um papel de um despachante do setor de CNH, reforçando as evidências de troca de favores.
"Nas imagens, é possível identificar que o candidato estava com a mão esquerda marcada para ser reconhecido pelos examinadores. A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame”, afirmou o delegado Roni Silveira.
Responsabilização dos envolvidos
Os presos serão responsabilizados pelos crimes de:
- Corrupção passiva;
- Corrupção ativa;
- Associação criminosa.
Todos foram encaminhados à sede da Secretaria de Segurança Pública, onde estão sendo realizados os procedimentos legais cabíveis.
A operação Cribelo reforça o compromisso das autoridades em combater práticas ilícitas e promover transparência no sistema de trânsito do estado.
Fonte: 180graus