Gabriel Bortoleto no pódio da F2 na Itália, após vencer corrida principal da etapa de Monza em 2024 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images |
Após sete anos sem representantes na Fórmula 1, o Brasil celebrará o retorno de um piloto à categoria em 2025. Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado pela Sauber para a próxima temporada e ocupará o grid ao lado de Nico Hulkenberg, que se juntará ao time suíço. Bortoleto substituirá Valtteri Bottas, trazendo novamente a bandeira brasileira ao cenário mundial da F1.
Gabriel Bortoleto durante o GP de São Paulo da F1 em 2024 — Foto: Vince Mignott/MB Media/Getty Images |
Especulado para a Sauber desde o GP de São Paulo, o jovem paulista vinha em destaque após liderar o campeonato de Fórmula 2 e conquistar o título da Fórmula 3 em 2023. Com a experiência e pontuação necessária para a superlicença, mesmo que não leve o título na F2, Bortoleto entrará para a história como o 32º piloto brasileiro a competir na F1.
BREAKING: Gabriel Bortoleto signs multi-year deal with Kick Sauber
— Formula 1 (@F1) November 6, 2024
The @formula2 championship leader will graduate to F1 in 2025!#F1 pic.twitter.com/KvNILcGEVy
Parceria com Alonso e Academia da McLaren
Gabriel Bortoleto abraça o mentor Fernando Alonso no Bahrein, na primeira etapa da F3 2023 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images |
Bortoleto é assessorado pelo bicampeão Fernando Alonso, que, por meio de sua empresa A14, orienta o jovem desde 2022. A aliança se fortaleceu quando Bortoleto ingressou na Academia de Jovens Pilotos da McLaren, que já formou nomes de peso na F1, como Lewis Hamilton e Lando Norris. Em entrevista exclusiva ao ge, o piloto brasileiro destacou a importância do apoio de Alonso e da academia em seu crescimento e nos caminhos para a F1.
A trajetória de um jovem prodígio
Iniciando no kart aos sete anos, Bortoleto conquistou títulos estaduais e nacionais antes de seguir para a Europa em 2013, onde alcançou a terceira posição no Mundial e no Europeu CIK-FIA. Sua estreia nos monopostos aconteceu em 2020 na Fórmula 4 italiana, pela Prema, e ele rapidamente chamou a atenção ao conquistar uma vitória e quatro pódios, finalizando a temporada no quinto lugar.
Gabriel Bortoleto comemora triunfo em Barcelona na FRECA 2022 — Foto: Divulgação/Gabriel Bortoleto |
Em 2021, o paulista competiu na Formula Regional Europeia (FRECA), passando para a R-Ace GP em 2022, onde suas duas vitórias o colocaram em sexto no campeonato. A grande oportunidade surgiu em 2023, na Fórmula 3 com a Trident: Bortoleto venceu sua primeira corrida no Bahrein, manteve-se como líder na temporada e sagrou-se campeão com um recorde de 43 pontos sobre o segundo colocado.
Desempenho na Fórmula 2
Promovido à Fórmula 2 pela Virtuosi no fim de 2023, Bortoleto teve uma estreia promissora. Conquistou a pole no Bahrein, e seu primeiro pódio veio na etapa de Imola, onde prestou homenagem a Ayrton Senna com um capacete especial. Na Áustria, venceu sua primeira corrida e seguiu somando vitórias e posições de destaque, o que o posicionou na vice-liderança da temporada, superando o francês Isack Hadjar na reta final.
Gabriel Bortoleto venceu a etapa da Áustria da F2 — Foto: James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images |
O talento do brasileiro atraiu elogios da McLaren, de Alonso e até das redes sociais da própria F1, tornando-o um dos principais nomes da nova geração. Em setembro, Bortoleto teve a oportunidade de pilotar um carro da McLaren em um teste oficial de F1 no Circuito de Spielberg, na Áustria — circuito onde também teve sucesso na F2 —, reforçando sua já esperada contratação pela Sauber.
Com a presença de Gabriel Bortoleto no grid de 2025, o Brasil volta a torcer por um piloto nacional em competições inteiras de F1, esperando que ele se una à lista de campeões que o país já produziu na história do automobilismo.
Fonte: GE