Foto: Divulgação/SSP-PI |
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou na madrugada desta terça-feira (5) a "Operação Disciplina", com o objetivo de desarticular lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) responsáveis pelo chamado "Tribunal do Crime". A ação, que integra a "Operação Draco 165", cumpre 70 mandados em várias cidades piauienses, incluindo Teresina, Floriano, Picos, e outras localidades.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, o "Tribunal do Crime" é um mecanismo interno do grupo que julga tanto rivais quanto membros do próprio PCC, impondo punições que variam de tortura a execução. “Trata-se de uma ferramenta de controle e intimidação usada para manter a disciplina interna do grupo por meio da violência. A segurança pública do Piauí segue combatendo ativamente essa estrutura para assegurar a ordem pública e enfraquecer o poder da facção”, declarou o delegado.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINT), da Polícia Civil, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), e de diversas unidades policiais, atuando de forma integrada em regiões metropolitanas e do interior.
Fonte: 180Graus