Polícia Federal investiga desvio de recursos do FUNDEB por servidores fantasmas em município no Piauí

 

Carro da Polícia Federal (PF) (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira (27) a Operação Karma, visando desarticular um esquema de desvios de recursos públicos provenientes dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e da Educação Básica (Fundeb) em Floriano, município administrado por Antônio Reis (PSD). O foco da operação são servidores que não cumpriam suas funções, conhecidos como "funcionários fantasmas".

Durante a ação, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Floriano. As investigações apontaram que professores e servidores comissionados da educação municipal não cumpriam a carga horária estabelecida ou sequer prestavam serviços, recebendo salários sem exercer suas funções.

De acordo com a Polícia Federal, como os recursos desviados são de origem federal, a corporação tem competência para apurar os crimes. As diligências confirmaram as denúncias e também revelaram que alguns servidores estavam devolvendo parte de seus salários ao responsável pela nomeação.

A operação visa identificar a extensão dos valores desviados e o possível envolvimento de outras pessoas no esquema. Os suspeitos poderão responder pelo crime de concussão, que se refere à exigência indevida de vantagem por parte de agentes públicos.

Fonte: GP1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem