Aeronave caiu em Teresina neste domingo (8), atingindo dois veículos e deixando feridos graves
Marina Sérvio/TV Cidade Verde e Adriane Azevedo |
O médico Jacinto Lay, piloto da aeronave que fez um pouso forçado na BR-316, em Teresina, na manhã deste domingo (8), passou por uma cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após sofrer traumatismo cranioencefálico e fraturas nas pernas. Ele foi estabilizado e, a pedido da família, transferido para um hospital particular ainda na tarde de domingo.
Marina Sérvio/TV Cidade Verde e Adriane Azevedo |
Keiliane Pereira dos Santos, de 27 anos, que estava na garupa de uma motocicleta atingida pelo avião, foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após dar entrada com quadro grave de traumatismo cranioencefálico. Cirurgiões de trauma, neurocirurgiões, e outras equipes médicas do HUT prestaram os primeiros atendimentos à vítima.
Além da motocicleta, uma van também foi atingida durante o pouso forçado. O motorista da van, José Ribamar do Nascimento, sofreu apenas escoriações leves e foi liberado do hospital após o atendimento. Ele estava com a esposa e netos no veículo e relatou o impacto do acidente, descrevendo o momento como assustador. "Pensei que seria decapitado", comentou o motorista, que conseguiu desviar parcialmente, mas ainda foi atingido pela asa da aeronave.
Marina Sérvio/TV Cidade Verde e Adriane Azevedo |
O acidente
O monomotor experimental, modelo North Land PA-18, pilotado por Jacinto Lay, teve uma pane na hélice, segundo comunicado feito pelo piloto à torre de controle de Teresina. Durante a tentativa de pouso forçado, o avião colidiu com uma van, uma motocicleta e uma parada de ônibus. A rodovia BR-316, no sentido Centro-Zona Sul, ficou interditada por mais de cinco horas para a realização da perícia.
Marina Sérvio/TV Cidade Verde e Adriane Azevedo |
Equipes da Polícia Civil e do SERIPA (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estão investigando as causas do acidente. Moradores da região relataram ter visto o avião sobrevoar em baixa altitude, soltar faíscas e perder peças antes de cair.
O tráfego foi normalizado no início da tarde após a retirada dos destroços da aeronave.
Fonte: Cidade Verde