Ronaldo Caiado e Rafael Fonteles lideram Ranking de avaliação dos governadores brasileiros

 

Ronaldo Caiado e Rafael Fonteles dividem o pódio de mais vem avaliados entre os governadores - Foto: reprodução

Ronaldo Caiado, governador de Goiás pelo União Brasil, foi novamente apontado como o governador mais bem avaliado do Brasil, de acordo com o Atlas Ranking Governadores. Ele ocupa o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Rafael Fonteles, governador do Piauí pelo PT, conquistou a segunda posição, subindo dez colocações em relação ao ranking de 2023.

Caiado mantém uma aprovação impressionante de 75% entre os eleitores goianos, com apenas 17% de desaprovação e 8% indecisos. Rafael Fonteles, por sua vez, registra 68% de aprovação e 25% de desaprovação, o que o posiciona como o governador mais bem avaliado do Nordeste. No ranking regional, Fonteles é seguido por João Azevedo (PSB), governador da Paraíba, que ocupa o quinto lugar nacional com 59% de aprovação.

Destaques do Ranking

Mauro Mendes, governador de Mato Grosso pelo União Brasil, ficou em terceiro lugar com 64% de aprovação, seguido por Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, com 60%. Outros nomes que compõem o top 10 incluem Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 58%, Wanderley Barbosa (Republicanos), do Tocantins, com 57%, Elmano de Freitas (PT), do Ceará, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, ambos com 56%, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, com 53%.

Análise Comparativa

Tanto Caiado quanto Fonteles têm 54% de seus eleitores classificando suas gestões como boas ou ótimas. No entanto, Caiado lidera devido à menor taxa de avaliação negativa, com apenas 10% de ruim ou péssimo, enquanto Fonteles tem 18%.

Os Governadores com Piores Avaliações

Na outra extremidade do ranking, Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, lidera com a pior avaliação negativa, onde 49% dos eleitores consideram sua gestão ruim ou péssima. Antonio Denarium (PP), de Roraima, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, empatam com 45% de avaliação negativa. Wilson Lima (União Brasil), governador do Amazonas, teve a pior queda no ranking, despencando 11 posições e agora ocupando a última colocação com 69% de desaprovação.

A Pesquisa

O Atlas Ranking Governadores entrevistou 29.694 pessoas em todos os 26 estados e no Distrito Federal, entre 15 de julho e 4 de agosto. A pesquisa foi realizada online, utilizando uma metodologia de recrutamento digital aleatório, com uma margem de erro que varia de 1% a 5%, dependendo do tamanho da população de cada estado.

Fonte: Portal AZ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem