Piloto da GOL relata encontro com OVNI, revela documento da FAB

Dois pilotos realizaram manobras para evitar colisão com o Ovni; na imagem, um avião da Gol no aeroporto de Brasília em janeiro de 2023


Um documento da Força Aérea Brasileira (FAB) revela que um piloto da GOL relatou ter avistado um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) durante um voo de Brasília a Fortaleza em 24 de janeiro de 2014. O avistamento ocorreu às 12h10, próximo ao município de Quixadá, no Ceará, enquanto a aeronave voava a uma altitude entre 10.000 e 10.600 metros.

O relato foi registrado pelo 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), uma unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da FAB. O documento foi recentemente disponibilizado ao público pelo Arquivo Nacional.

Segundo o piloto da GOL, o objeto se movia em alta velocidade, descrita como "supersônica", e realizava manobras em "zigue-zague" de leste para oeste. Para evitar uma possível colisão, o piloto executou uma manobra evasiva.

Outro piloto, desta vez da Avianca, que conduzia o voo 6372 de Guarulhos (SP) para Fortaleza, também relatou ter visto o OVNI por volta das 12h15, na mesma altitude da tripulação da GOL. Ambos os pilotos detectaram o objeto através do Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS).

Um terceiro avistamento foi feito por um piloto que voava de Alagoas para o Piauí, por volta de 12h53. Ele também teve que realizar uma manobra evasiva para evitar colisão com o objeto, que passou a cerca de 91 metros de sua aeronave. Esse piloto descreveu o OVNI como um objeto "bastante veloz" e de cor branca.

Em nota ao Poder360, a FAB esclareceu que o Comando da Aeronáutica não realiza estudos ou análises sobre avistamentos de OVNIs. A instituição apenas registra as informações fornecidas por terceiros e as encaminha periodicamente ao Arquivo Nacional.

Fonte: Poder 360

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem