Governador Rafael Fonteles anuncia nomeação de 400 novos bombeiros para descentralizar atendimentos no Piauí

Durante a solenidade de formatura de 205 novos bombeiros, o governador destacou o aumento significativo do efetivo até 2026.
Bombeiros do Piauí - Foto: Ascom do Governo do Piauí

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta segunda-feira (22) que, até o fim de sua gestão em 2026, nomeará 400 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. Esse aumento permitirá a descentralização dos atendimentos da corporação para mais municípios do estado, mais que dobrando o efetivo atual, que é de 340 profissionais.


A declaração foi feita durante a solenidade de formatura de 205 novos bombeiros no Ginásio Verdão, no Centro de Teresina, como parte das comemorações dos 80 anos da instituição. Na ocasião, também foram promovidos 12 oficiais e 52 praças. O governador anunciou que o Governo do Piauí iniciará um novo curso de formação para os demais aprovados no concurso de 2023, visando aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros para mais de 700 homens e mulheres até 2026.

Governador Rafael Fonteles

Distribuição e Expansão dos Bombeiros

Com as novas nomeações, o número de bombeiros militares no Piauí chega a 545. Eles serão distribuídos na sede, em Teresina, além das unidades localizadas em oito municípios do interior, conforme a necessidade. O governador ressaltou que a chegada de novos profissionais permitirá a implantação de unidades dos Bombeiros em todos os 12 Territórios de Desenvolvimento do estado, abrangendo os municípios de Esperantina, Paulistana, Valença, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

O secretário da Segurança, Chico Lucas, comentou sobre os planos de iniciar um novo curso de formação em breve, visando mais que dobrar a capacidade do Corpo de Bombeiros.

Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas

Compromisso e Dedicação

Durante o evento, o coronel José Rego, comandante do Corpo de Bombeiros, expressou entusiasmo e motivação com as novas nomeações. "Nosso lema é salvar vidas e proteger o patrimônio. Com pessoal qualificado e bem equipado, nosso trabalho se torna mais eficiente," afirmou o comandante.

A bombeira militar Tamires Dourado, uma das formandas, compartilhou sua emoção ao integrar a corporação, destacando a realização de um sonho e a estabilidade oferecida pelo concurso público. "A profissão é apaixonante. Nós, bombeiros, somos instrumentos de Deus, salvando vidas," disse Tamires.

Reconhecimento e Honrarias


Além da nomeação dos novos bombeiros, a solenidade contou com a entrega da medalha Imperador Dom Pedro II a 26 personalidades civis e militares, em reconhecimento aos seus serviços prestados.

O evento destacou o compromisso do governo em fortalecer e expandir o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, garantindo uma resposta mais eficaz e abrangente às necessidades da população.

Fonte: ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem