Progressões contemplam principalmente Saúde e Segurança
Governador Rafael Fonteles assinando decreto |
O governador Rafael Fonteles oficializou na última terça-feira (2) a progressão de carreira para quase 500 servidores de diversas categorias do serviço público estadual. A publicação no Diário Oficial destacou a promoção de aproximadamente 300 servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e mais de 200 servidores da área de segurança pública.
A lista completa dos servidores promovidos pode ser consultada clicando aqui.
Entre os promovidos na área de segurança, 70 delegados da Polícia Civil do estado foram contemplados, tanto por antiguidade quanto por merecimento. O superintendente de operações integradas, Matheus Zanatta, foi um dos delegados promovidos, alcançando a 1ª classe especial por merecimento.
Além dos delegados, também foram promovidos agentes de polícia civil, escrivães e peritos.
Modalidades de Promoção
A promoção de servidores à classe superior na mesma carreira pode ocorrer por duas modalidades distintas:
- Promoção por Antiguidade: Baseada no tempo de serviço do servidor na classe e no serviço público. Cada ente federativo define o tempo mínimo exigido, geralmente entre 2 e 5 anos.
- Promoção por Merecimento: Avalia o desempenho do servidor, considerando critérios como produtividade, qualidade do trabalho, iniciativa, capacidade de liderança e aperfeiçoamento profissional.
Independente da modalidade, alguns critérios básicos são comuns, como tempo de serviço, avaliação de desempenho, formação e desempenho em concursos.
Essas progressões refletem os esforços do governo em reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores estaduais, promovendo melhorias nas áreas de saúde e segurança.
Fonte: Portal o Dia