INSS aciona PF contra descontos não autorizados e anuncia bloqueios por 180 dias

Foto: Ascom INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quinta-feira (11) que irá bloquear novos descontos nos salários de aposentados e pensionistas por 180 dias, em resposta a denúncias sobre descontos não autorizados. Os casos foram encaminhados à Polícia Federal para investigação.

William Machado, gerente executivo do INSS no Piauí, explicou que os descontos não autorizados podem ser cancelados pelos segurados. O pedido de exclusão de mensalidade associativa pode ser realizado pelo Meu INSS ou pela Central 135.

No Piauí, existem 700 mil benefícios com gastos de R$ 1 bilhão na folha de pagamento, mas o INSS não divulgou quantos piauienses tiveram descontos sem autorização.

A medida de bloqueio também se estenderá para descontos realizados anteriormente a setembro de 2021, data em que as aposentadorias e pensões passaram a ser concedidas já com restrição para adesão.

O INSS comunicou que o bloqueio nos descontos permanecerá até que seja implementada a biometria facial e a assinatura eletrônica avançada pela Dataprev. Além disso, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades para desconto de mensalidade associativa, a partir de janeiro de 2023, serão revisados.

Como Excluir Descontos Não Autorizados: Beneficiários que não reconheçam o desconto da mensalidade associativa em seu benefício podem solicitar a exclusão do serviço pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou pela Central 135. Também é possível registrar reclamação na Ouvidoria do INSS pelo Fala.br e pelo Portal do Consumidor.

Para Excluir Mensalidade:

Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
Faça login com CPF e senha do Gov.br.
Clique em "Novo Pedido".
Digite "Excluir Mensalidade".
Selecione o serviço/benefício desejado.
Siga as instruções na tela para concluir o processo.

Para Bloquear Benefício para Desconto de Mensalidade Associativa:

Acesse o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
Faça login com CPF e senha do Gov.br.
No campo de pesquisa da página inicial, digite "Solicitar Bloqueio ou Desbloqueio de Mensalidade".
Selecione o serviço/benefício desejado.
Siga as instruções na tela para concluir o processo.

O INSS também sugere entrar em contato com a entidade para registrar reclamação e solicitar estorno das contribuições realizadas de forma indevida.

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem