Vereadora Lorena de Alencar Coutinho - Foto: infonewss |
Na última sexta-feira, 08, a Câmara Municipal de Francisco Macedo realizou sua sessão ordinária sob a presidência do vereador Domingos Diniz, com a presença dos parlamentares Osailton Lopes, Maria Rodrigues, Adonias José, Lorena de Alencar, Paulo Costa, Marciel Francisco e José Antonio. Na ocasião, a vereadora Lorena de Alencar Coutinho, defensora incansável dos servidores, cobrou enfaticamente o reajuste dos funcionários que ganham acima de um salário mínimo.
Vários servidores, não abarcados por pisos nacionais e que recebem acima do mínimo, estão estagnados desde 2018, sofrendo consideráveis perdas no poder de compra. Lorena propôs um reajuste de 20,47%, considerando as perdas inflacionárias de 2021 a 2024. “Os servidores estão sendo prejudicados. É uma injustiça grave. Não estamos buscando aumento real, apenas a correção baseada na inflação, sem considerar os anos de 2018 e 2020 para não ultrapassar a dotação orçamentária da LDO”, enfatizou Lorena a nossa reportagem.
Plenário da Câmara Municipal de Francisco Macedo, durante a sessão da ultima sexta-feira - Foto: Infonewss |
O requerimento da vereadora foi aprovado por unanimidade e agora será encaminhado ao Prefeito Municipal, Adeilson Antão de Carvalho. Vale ressaltar que nos últimos três anos, os únicos reajustes foram para categorias com pisos salariais nacionais, como professores, enfermeiros e agentes de epidemiologia, além dos servidores que recebem salário mínimo. Por outro lado, profissionais como médicos, psicólogos, dentistas, procuradores municipais, entre outros, permanecem sem reajuste desde janeiro de 2018 até março de 2024.
A situação é urgente, e os servidores aguardam ansiosamente por uma resposta das autoridades municipais, visando à valorização de seus esforços e ao respeito às suas condições salariais.
Requerimento apresentado:
Da redação
Matéria relacionada: