Metrô de Teresina passará a atender 12 mil usuários com ampliação de capacidade

O governador Rafael Fonteles deu início às obras de reforma e modernização do metrô de Teresina, assinando a ordem de serviço nesta quarta-feira (6). A primeira fase do projeto abrange a duplicação dos 13,5 km da linha atual, a revitalização das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé, o rebaixamento da passagem na Avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção, e a construção do centro de controle de operações para monitoramento em tempo real. A capacidade do metrô será aumentada de 5 mil para 12 mil passageiros diários.

Secretário Estadual dos Transportes, Jonas Moura

Com um investimento total de R$ 193.123.296,22 e um prazo de execução de 2 anos, o projeto já prevê uma segunda fase, em estudo, que expandirá as linhas do metrô. Segundo o governador, essa expansão impactará cerca de 40 mil usuários do transporte público na cidade.

As obras incluem a melhoria das passagens de nível com a linha férrea, a sinalização das vias e a urbanização ao redor das estações. O secretário dos Transportes, Jonas Moura, destaca que essas melhorias proporcionarão maior segurança, acessibilidade e conforto aos usuários, além de oferecer uma alternativa com tarifas mais acessíveis em comparação com o transporte por ônibus.

O diretor-presidente da Companhia Ferroviária de Teresina, Wilson Martins
Na segunda fase do projeto, está prevista a aquisição de mais 5 novos VLTS, a expansão das linhas em direção às zonas norte e sul, e a construção de novos terminais. O diretor-presidente da Companhia Ferroviária de Teresina, Wilson Martins, celebra esse investimento que promoverá avanços significativos na mobilidade urbana da cidade.

"É uma obra importante e fundamental, preparando o caminho para um projeto ainda maior, com mais investimentos e melhorias no transporte público", ressaltou o diretor.

Com infamações da ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem