Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (3) um alerta laranja prevendo chuvas intensas em 200 municípios do Piauí. O alerta permanece até segunda-feira (4), quando, por volta das 10h, um novo boletim será divulgado.
Os municípios localizados no extremo Norte do estado estão excluídos dessa previsão de chuva. Segundo o Inmet, o alerta indica a possibilidade de chuvas entre 30 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Imagem divulgação |
De acordo com o instituto, até amanhã (4), estão previstas pancadas de chuva localmente fortes, com maior intensidade em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, onde volumes superiores a 100 mm não são descartados. Nas demais áreas, são esperadas pancadas de chuva isoladas com acumulados menores.
De 5 a 13 de março, a previsão é de chuvas em forma de pancadas, com possibilidade de superar 50 mm em praticamente toda a região Nordeste do país. A chuva pode ser localmente forte em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, na costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos acumulados menores de chuva.
Cuidados a serem tomados:
- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Para obter mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Monitor de Secas O Monitor de Secas do Governo Federal relatou que entre dezembro e janeiro, a área com seca no Piauí diminuiu de 100% para 73%. É a menor área com o fenômeno no estado desde maio de 2023, quando 29% do estado estava sob seca. Também foi destacado que o Piauí registrou uma redução da área com seca grave de 14% para 3% do território piauiense entre dezembro e janeiro.
Fonte: Cidade Verde