Foto: Arquivo/Cidadeverde.com |
Rodrigo Maxwell, presidente do Conselho, destacou que as fiscalizações recorrentes evidenciam a escassez de insumos e medicamentos em toda a rede de saúde de Teresina. Ele apontou que imagens mostram prateleiras e armários vazios na central de abastecimento do HUT, onde deveria haver medicamentos.
Além da falta de medicamentos, a ausência de ar-condicionado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HUT também é preocupante. Maxwell ressaltou que a temperatura na ala chega a atingir 32°C, o que é inadequado para pacientes que necessitam de cuidados intensivos.
O presidente informou que as denúncias e fiscalizações foram formalizadas no Ministério Público do Piauí. Ele também mencionou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está em processo de licitação para adquirir uma nova central de ar-condicionado para a UTI.
A FMS, em nota, afirmou seu empenho em garantir insumos para atender à demanda crescente do maior hospital de Teresina. Ainda, ressaltou que em situações de indisponibilidade pontual de medicamentos, cabe ao médico e à Comissão de Controle de Infecções avaliar a substituição do remédio.
Fonte: Cidade Verde
Tags
Saúde