Imagem reprodução da web |
À medida que a campanha eleitoral se aproxima, em vez de trazer esperança aos atuais prefeitos em busca da reeleição, pode-se transformar em um período de verdadeiro desespero para muitos deles.
A Polícia Federal está próxima de deflagrar uma operação para investigar a aplicação dos recursos federais nas Escolas de Tempo Integral, onde bilhões podem ter sido desviados.
Polícia na Mira
O esquema de corrupção descoberto nas escolas de tempo integral no Piauí pode envolver nove em cada dez prefeitos que buscam um segundo mandato, além do governo estadual, com implicações na gestão anterior.
Empresas Parceiras
Toda a fraude foi desvendada com o envolvimento de empresas privadas parceiras ou fundações, a maioria delas sem qualquer experiência na área, que firmaram contratos milionários.
Operação no Maranhão
No município maranhense de Monção, em 2018, o governo federal repassou R$ 40 milhões para investimentos em educação. No entanto, grande parte desse montante pode ter sido desviada, conforme investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
Os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de verbas públicas federais nos municípios maranhenses. De acordo com as investigações, o golpe ocorre de duas maneiras: usando clandestinamente os dados de pessoas reais e criando alunos fantasmas. No total, 137 municípios estão sob investigação no Maranhão.
Com informações do G1 e Portal AZ