Bancos farão mutirão nacional de renegociação de dívidas a partir desta sexta (15) | Reprodução |
A partir desta sexta-feira (15), bancos e instituições financeiras em todo o país iniciarão um mutirão nacional de renegociação de dívidas, conforme anunciado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A ação, denominada Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, é realizada em colaboração com o Banco Central, Procons e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), com o intuito de oferecer condições mais favoráveis de negociação para clientes em situação de inadimplência.
Instituições Participantes e Prazo: A campanha se estenderá até 15 de abril, e a lista de instituições participantes pode ser conferida no link (https://meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao). De acordo com a Febraban, serão negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas junto a instituições financeiras, desde que não estejam prescritas ou com bens dados em garantia, como motos, veículos, imóveis, entre outros.
Sem Restrição de Valor: Não há limite de valor das dívidas em atraso ou delimitação de faixas de renda. No entanto, a Febraban ressalta que o mutirão não é indicado para consumidores assegurados pela Lei do Superendividamento, uma legislação destinada a proteger pessoas físicas excessivamente endividadas, que podem solicitar na Justiça a repactuação dos débitos. Nesses casos, a recomendação é que os "superendividados" busquem orientação no Procon.
Como Negociar: A negociação poderá ser realizada diretamente com o banco ou instituição credora por meio de canais oficiais de atendimento e pelo portal consumidor.gov.br. Para acessar a plataforma, é necessário ter conta Gov.br nível prata ou ouro. O mutirão se junta a outras iniciativas semelhantes, como o programa Desenrola Brasil do governo federal, que renegociou mais de R$ 24,2 bilhões em volume financeiro e beneficiou 2,7 milhões de consumidores no ano passado.
Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban, destacou: "O mutirão nacional é mais uma iniciativa dos bancos para reduzir o endividamento e trazer alívio financeiro às famílias endividadas. A renegociação de dívidas inclui redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas, de acordo com a política de cada instituição participante.
Fonte: Meio Norte
Tags
Economia