Teresina: Primeira edição 2024 do Piauí Pet Castramóvel realiza mais de 500 atendimentos

 

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, promovido pelo Governo do Piauí por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), retomou suas atividades neste domingo (18) em Teresina, superando todas as expectativas. O evento, realizado no Centro de Educação Ambiental (CEA) na Avenida Raul Lopes, visou promover a saúde e o bem-estar dos animais domésticos. Inicialmente previstos 300 atendimentos, foram distribuídas 500 senhas em apenas uma hora.


"A grande procura demonstra a necessidade dessa importante política pública, uma diretriz do governador Rafael Fonteles, por meio da Semarh", destacou Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Semarh.

O cadastro é restrito a pessoas de baixa renda, exigindo número de inscrição no CadÚnico. Os animais passam por triagem com médicos veterinários para verificar sua aptidão à cirurgia. Após essa etapa, os tutores serão chamados por clínicas especializadas para realizar a castração, estimada para iniciar dentro de 15 dias.


Fabiana Silva, auxiliar de serviços gerais, cadastrou sua pinscher Dora pela manhã, contribuindo para o bem-estar da cadela de estimação, algo que não conseguiria pagar na rede privada.

O programa de controle de natalidade visa o controle de zoonoses, bem-estar e não violência aos animais, combatendo o abandono e atropelamento.


Segundo o secretário Daniel Oliveira, a meta é alcançar 7 mil animais na capital e no interior, visando cuidado adequado e prevenção ao abandono. O sucesso do projeto é evidente, com impacto positivo no bem-estar animal e na saúde pública.

Isabel Moura, coordenadora da Associação Piauiense de Proteção aos Animais (Apipa), elogiou a castração social como uma medida "fantástica", destacando a inclusão da causa animal.

Além das cirurgias, os animais recebem microchips para monitoramento e emissão da Carteira de Identidade Pet, facilitando a identificação em caso de perda.

Em 2023, o Piauí Pet Castramóvel realizou cerca de 1.500 cirurgias, prevendo um impacto positivo de 25 mil animais a menos em três anos. Para 2024, a Semarh planeja 1.500 castrações apenas na capital, ampliando o serviço para outras cidades do interior



Com informações da ASCOM do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem