Governo convoca reunião com sindicatos e reafirma reajuste salarial de 5,03%

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governo do estado convocou uma reunião com os representantes sindicais para apresentar a proposta de reajuste salarial de 5,03% destinada a todas as categorias do funcionalismo público.

Na semana passada, a Comissão de Gestão de Finanças e Resultados do governo propôs um reajuste linear de 5% para os servidores públicos, ativos e inativos, porém a proposta foi rejeitada pelos sindicatos.

A próxima rodada de negociações entre os sindicatos e o governo está agendada para quinta-feira (22), às 15h, na Secretaria Estadual de Administração, localizada no Centro Administrativo.

O governador Rafael Fonteles estabeleceu uma mesa permanente de negociação que contou com a presença de mais de 40 sindicatos na última reunião. Fonteles já afirmou que concederá um reajuste para todas as categorias acima da inflação, que atualmente está em 4,67%. As negociações são coordenadas pela Secretaria da Administração (Sead) em colaboração com a Secretaria das Relações Sociais (Seres).

A secretária Estadual de Relações Sociais, Núbia Lopes, confirmou que na próxima reunião será definido o reajuste para todas as categorias. Embora os sindicatos tenham solicitado um aumento de 22%, dividido em duas parcelas de 11%, o governo já avaliou o impacto financeiro e considerou inviável um aumento nesse patamar para todas as categorias.

"Neste dia 22, discutiremos a questão do reajuste salarial. O governador já se comprometeu a conceder um reajuste linear para todas as categorias, e agora vamos analisar os detalhes do reajuste, apresentar os impactos aos sindicatos e discutir o progresso do regimento interno", afirmou Núbia.

Ela acrescentou que a equipe está aguardando a aprovação do governador, que encaminhará a proposta de reajuste salarial para a Assembleia Legislativa.

"Certamente, o reajuste será acima da inflação, e o governador está finalizando uma proposta, um valor, que será submetido à Alepi. Estamos discutindo também sobre promoções, planos de carreira, e a mesa de negociação continuará trabalhando ao longo do ano, mas o foco do dia 22 é a proposta de reajuste", concluiu.

Nota de repúdio do sindicato abaixo:


NOTA CONJUNTA DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE SERVIDORES(AS) PÚBLICOS DO PIAUÍ

INDIGNAÇÃO!!

Este é o sentimento dos(as) servidores(as) ao receberem de representantes do governo do Piauí na data de ontem (09/02) a pífia proposta de reajuste de 5%, a ser pago somente em maio de 2024! Uma proposta indecente e massacrante para com os servidores públicos estaduais que acumulam perdas salariais de 40 a 70%, sendo que, por outro lado, o Sr. Governador e seus Secretários tiveram reajuste de 70% em 2023 e chegará a 100% até 2025.

Em flagrante desrespeito à proposta de 22% (referente às perdas inflacionárias de 2021/2022/2023), apresentada pelas categorias (parcelado em duas vezes), o governo demonstra desprezo aos profissionais que, com o seu trabalho, sustentam as atividades do Estado no fornecimento dos serviços em áreas como saúde, educação, segurança e setor administrativo.

Há três anos o governo não realiza nenhum reajuste salarial e os últimos sequer cobriram as perdas inflacionárias. Há categoria que acumula mais de 68% de perdas salariais.

O Estado conta com condições econômicas visivelmente favoráveis a valorizar os servidores públicos. Pois tem-se aumento substancial na arrecadação e folga em relação ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, trata os servidores de forma humilhante! Nas ações midiáticas o governo está perfeito, porém escraviza os servidores com achatamento salarial, sobrecarga de atividades e condições de trabalho precárias.

Não aceitamos! Se a intenção do governo é discutir em Mesa de Negociação, deve rever a sua proposta e, no dia 22/02/2024, apresentar um índice minimamente decente, que recupere pelo menos parte significativa das perdas inflacionárias acumuladas pelos servidores públicos!

Teresina (PI), 10 de fevereiro de 2024

Entidades Representativas de Servidores Públicos do Estado do Piauí

Fonte: Cidade Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem