Governador inspecciona obras de reforma da UPA de Picos

 Neste sábado (24), o governador Rafael Fonteles esteve na cidade de Picos, localizada no sul do estado, para inspecionar as instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, que está passando por uma reforma completa. A obra, conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está em estágio avançado, com 95% de execução e um investimento total de R$ 3.479.718,52.



O principal objetivo do projeto é aprimorar os serviços de saúde pública na região, onde mais de 80% da população depende do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA, após a revitalização, será transformada no Hospital de Urgência de Picos, similar ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Com capacidade para atender urgências e emergências adultas, a unidade será inaugurada em 30 dias e poderá receber mais de 100 pacientes diariamente.

Durante a visita, Rafael Fonteles destacou que a UPA terá uma estrutura modernizada, incluindo salas de atendimento equiparadas a UTIs, para atender casos de politraumatismo. Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, explicou que a reforma abrangeu todas as instalações da UPA, com a instalação de uma rede de gases medicinais e a adição de quarenta novos leitos, salas de observação, curativos, suturas, além de outros serviços essenciais.


Edilberto da Silva Lima, supervisor de enfermagem do Hospital Justino Luz, ressaltou que o projeto está sendo implementado conforme planejado, com a inclusão de leitos de sala vermelha, observação e salas específicas para procedimentos médicos.

Além da reforma da UPA, o governador autorizou diversas obras estruturantes em Picos, incluindo pavimentação asfáltica, reforma da Penitenciária Regional José de Deus Barros, abastecimento de água em várias localidades e a construção de uma praça no bairro Aerolândia.


Rafael Fonteles também visitará Aroeiras do Itaim e Massapê do Piauí, onde inaugurará e inspecionará obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e infraestrutura.

Fonte: ASCOM Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem