O principal objetivo do projeto é aprimorar os serviços de saúde pública na região, onde mais de 80% da população depende do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA, após a revitalização, será transformada no Hospital de Urgência de Picos, similar ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Com capacidade para atender urgências e emergências adultas, a unidade será inaugurada em 30 dias e poderá receber mais de 100 pacientes diariamente.
Durante a visita, Rafael Fonteles destacou que a UPA terá uma estrutura modernizada, incluindo salas de atendimento equiparadas a UTIs, para atender casos de politraumatismo. Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, explicou que a reforma abrangeu todas as instalações da UPA, com a instalação de uma rede de gases medicinais e a adição de quarenta novos leitos, salas de observação, curativos, suturas, além de outros serviços essenciais.
Edilberto da Silva Lima, supervisor de enfermagem do Hospital Justino Luz, ressaltou que o projeto está sendo implementado conforme planejado, com a inclusão de leitos de sala vermelha, observação e salas específicas para procedimentos médicos.
Além da reforma da UPA, o governador autorizou diversas obras estruturantes em Picos, incluindo pavimentação asfáltica, reforma da Penitenciária Regional José de Deus Barros, abastecimento de água em várias localidades e a construção de uma praça no bairro Aerolândia.
Rafael Fonteles também visitará Aroeiras do Itaim e Massapê do Piauí, onde inaugurará e inspecionará obras nas áreas de educação, mobilidade urbana e infraestrutura.
Fonte: ASCOM Governo do Piauí