Prazo para Pagamento do IPVA 2024 com Desconto de 15% Termina em 31 de Janeiro

Imagem divulgação

O prazo para obter um desconto de 15% no Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024, por meio do pagamento da cota única, encerra-se na próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro. Além disso, os contribuintes que optarem pelo parcelamento também devem quitar a primeira cota até a mesma data.

O desconto de 15% é exclusivo para aqueles que escolherem pagar o IPVA em cota única até o final de janeiro. Para quem optar pelo parcelamento, a segunda e terceira cotas vencem, respectivamente, nos dias 29 de fevereiro e 28 de março de 2024.

É importante destacar que a taxa de renovação do licenciamento anual de veículos para o exercício de 2024 deve ser paga até o próximo dia 28 de março, uma vez que 29 de março é feriado em razão da celebração da Paixão de Cristo.

Graça Moreira Ramos, superintendente da Receita da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), explica: "O contribuinte que pagar a cota única do IPVA até 31 de janeiro de 2024 obtém um desconto de 15% no valor do imposto. Enquanto quem pagar a cota única até o dia 29 de fevereiro, o desconto é de 10%. E quem optou pelo parcelamento, a primeira cota do IPVA já vence no próximo dia 31 de janeiro".

Para efetuar o pagamento do IPVA, o contribuinte pode imprimir o documento de arrecadação pela internet, acessando o site da Sefaz por meio do endereço: https://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/.

Além disso, os boletos do IPVA podem ser obtidos no site do Detran: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/debitos ou clicando diretamente no banner "Guia de Pagamento de IPVA".

Ramos faz um alerta importante: "A Sefaz não entra em contato via aplicativo de mensagem para cobrança de impostos. Só é possível gerar o boleto para pagamento dos tributos por meio do DAR (Documento de Arrecadação) emitido pela página da SEFAZ-PI, DETRAN-PI e GOV.PI.CIDADAO. Mensagens ou links suspeitos que levam a outras plataformas ou números de PIX podem ser indícios de golpes. Fiquem atentos".

Com informações do Governo do Piauí

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem