União Europeia confirma apoio à construção de usina de hidrogênio verde no Piauí

Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, anuncia parceria durante Semana Europeia do Hidrogênio

Na manhã desta segunda-feira (20), a presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, fez um anúncio crucial para o desenvolvimento sustentável do Piauí, confirmando o apoio europeu para a construção de uma usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do estado. O comunicado, realizado por vídeo durante a Semana Europeia do Hidrogênio em Bruxelas, contou com a participação do governador Rafael Fonteles como um dos palestrantes.

O governador compartilhou o vídeo da presidente da Comissão Europeia em suas redes sociais, destacando a confiança da Europa no projeto piauiense. Fonteles ressaltou a importância desse apoio para o estado, prevendo um período de maior prosperidade e desenvolvimento, com impactos positivos na geração de emprego e renda para a população.

Ursula von der Leyen enfatizou que o projeto no Piauí é um dos maiores do mundo em produção de hidrogênio verde (H2V) e destacou a capacidade de geração de energia da futura usina. O investimento total será de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil, com a nova instalação prevista para produzir 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia.

Além dos benefícios ambientais, a presidente da UE realçou o impacto econômico positivo da iniciativa, prevendo a criação de empregos locais e cadeias de valor no Brasil. O hidrogênio limpo e a amônia produzidos no Piauí serão enviados para a ilha de Krk, na Croácia, para abastecer compradores industriais no sudeste da Europa.

A usina, denominada Green Energy Park Piauí, será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP) na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é iniciar as obras no final de 2024, com operações previstas para começar dois anos após o início da construção. O Porto de Luís Correia será utilizado para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, para o Porto de Krk, na Croácia, onde a Green Energy Park tem sua sede.

Durante sua participação na Semana Europeia do Hidrogênio, Rafael Fonteles enfatizou o Piauí como um dos lugares mais promissores do Brasil para a produção de hidrogênio verde. Após a palestra, o governador comemorou o interesse gerado, observando a movimentação no estande do Governo do Piauí no evento.

A agenda do governador na Europa inclui a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde ele destacará a importância do Piauí no cenário internacional e assinará acordos de parcerias estratégicas. Sua missão, iniciada no último sábado, já passou pela Croácia e terá seu encerramento em Portugal na próxima quarta-feira (23), com o objetivo principal de atrair investimentos para o Piauí nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde.

Veja mais fotos:







Fonte: Ascom Governo do Piauí


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem