No âmbito do Índice Legisla Brasil, que avalia a produtividade de todos os 513 deputados federais, a bancada do Piauí, composta por 10 membros, apresenta um desempenho abaixo da média nacional, que já é relativamente baixa.
No quesito "Fiscalização do governo," a média da bancada piauiense, avaliada de 0 a 10, é de 0,8, o que está abaixo da média nacional, que é de 2,0. Conforme a metodologia do Índice Legisla Brasil, o eixo de Fiscalização avalia a efetividade das ações de fiscalização realizadas pelos deputados em relação ao Executivo Federal.
Esse eixo é composto por quatro tipos de indicadores: Requerimentos de Fiscalização, Emendas Parlamentares, Emendas de Medidas Provisórias e Emendas de Orçamento.
Dentre os membros da bancada do Piauí, o deputado federal Júlio César se destaca, atingindo um índice de 2,3. Merlong Solano segue logo atrás.
Os demais deputados têm um desempenho inferior a 2,0, sendo que quatro deles alcançam um índice de 0.Júlio César: 2,3
Merlong Solano: 2
Flávio Nogueira: 1,5
Átila Lira: 1,3
Marcos Aurélio Sampaio: 1
Júlio Arcoverde: 0,8
Castro Neto: 0
Dr. Francisco: 0
Florentino Neto: 0
Jadyel Alencar: 0
O Índice Legisla Brasil tem como objetivo analisar a atuação dos parlamentares, fornecendo informações para melhorar essa atuação e ajudando o público a entender o que ocorre no Legislativo.
A metodologia do Índice é composta por 16 indicadores divididos em quatro eixos fundamentais do trabalho parlamentar:Produção Legislativa: Avalia como os parlamentares trabalham na elaboração, análise e votação de instrumentos legislativos.
Fiscalização: Mede a efetividade da fiscalização que os deputados realizam em relação ao Executivo Federal.
Mobilização: Avalia a habilidade dos parlamentares em se conectar e colaborar com outros agentes políticos.
Alinhamento Partidário: Verifica o desvio do parlamentar em relação à votação da maioria de seu partido.
Esses eixos e indicadores abrangem uma ampla gama de atividades parlamentares, desde a apresentação de projetos até a presença nas sessões plenárias e o alinhamento com o partido. O Índice busca promover maior transparência e eficiência nos mandatos parlamentares.
Fonte: 180graus
Tags
Política